Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cambessedesia atropurpurea A.B.Martins VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-10-2011

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Cambessedesia atropurpurea A.B.Martins é conhecida a partir de registros de coleta realizados em duas localidades, e sua população encontra-se severamente fragmentada devido a perda de habitat. A espécie não é coletada a quase 30 anos. Com base nos registros conhecidos a extensão de ocorrência foi estimada em menos do que 20.000 km². Além disso, a espécie está sujeita ao declínio constante de qualidade de habitat. Assim, Cambessedesia atropurpurea foi classificada como Vulnerável (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cambessedesia atropurpurea A.B.Martins;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Como sugere o epíteto, pode ser reconhecida pela coloração purpúrea de suas folhas (geralmente em ambas as faces), hipanto e ramos jovens, pelos estames isomorfos com conectivo dotado de um cálcar na base (Rodrigues, 2009)

Distribuição

Ocorre no estado de Goiás (Martins; Bernardo, 2010), sendo considerada endêmica desse estado nos arredores de Alto Paraíso de Goiás e São João da Aliança, na região da Chapada dos Veadeiros, Serra Geral do Paranã. De 1973 até a presente data, esta espécie não foi coletada novamente. Existem apenas exemplares da coleção tipo que, totalizam três exsicatas depositadas no Herbário UB, além da coleta de Irwin et al. de 1971 (apud Rodrigues, 2009). Durante as viagens a campo nos locais de ocorrência desta espécie, a mesma não foi recoletada, ressaltando a provável raridade da mesma (Rodrigues, 2009).

Ecologia

É encontrada em Cerrado (Martins; Bernardo, 2010) e floresce em Março (Rodrigues, 2009)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes ​No município de AltoParaíso, em Goiás há atividade agrícola e pecuária em expansão (Souza; Felfili, 2006).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Deficiente de dados (DD). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- ANGELA BORGES MARTINS. Revisão Taxonômica do Gênero Cambessedesia DC. (Melastomataceae). Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1984.

- KARINA FIDANZA RODRIGUES. Estudos Taxonômicos em Cambessedesia DC. (Melastomataceae). Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

- MARTINS, A.B.; BERNARDO, K.F.R. Cambessedesia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009432>. Acesso em: 3/5/2012.

Como citar

CNCFlora. Cambessedesia atropurpurea in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cambessedesia atropurpurea>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/10/2011 - 15:07:09